A Ordem DeMolay e Seus Objetivos
Por Rodolfo Noronha Perusso
É desconfortável saber que, apesar de muitas pessoas terem fácil acesso a informação nos dias de hoje, há ainda um enorme preconceito perante a Ordem DeMolay.
Felizes nós ficamos, quando ao invés de assistir vídeos nos acusando de práticas de ritos satânicos ou algo do gênero, recebemos perguntas do tipo: “O que é a Ordem DeMolay?” – “O que vocês fazem lá dentro?” – “Por que é secreta?”. Afinal, a curiosidade muitas vezes nos leva ao conhecimento.
Em primeiro lugar, a Ordem DeMolay tem como principal meta formar jovens idôneos, grandes líderes e com um grande caráter. Prezamos dentro dela as sete virtudes cardeais de um DeMolay (Amor Filial – Reverência Pelas Coisas Sagradas – Cortesia – Companheirismo – Fidelidade – Pureza e Patriotismo). Em torno desses baluartes, trabalhamos no objetivo de esculpir cada irmão lá dentro. Por tais motivos somos restritos aos nossos membros, pois não buscamos transformar alguém, mas sim, aprimorá-lo.
As exigências para se tornar um DeMolay vão desde a questão da idade, ou seja, entre 12 á 21 anos, e a questão de caráter, pois somos uma “escola”. Sim, a ordem pode ser considerada uma escola da vida, pois usufrui de muito conhecimento filosófico baseado em lições de fidelidade, perseverança, patriotismo, dentre outros. Até mesmo o nome da ordem, “DeMolay”, vêm de uma brava história verídica de Jacques DeMolay, cujo prezara a fidelidade.
Em nossas reuniões, que ocorrem geralmente aos sábados, desenvolvemos um espaço de discussões e também projetos filantrópicos. Buscamos aplicar lá fora, o que aprendemos ali dentro, uma prova disso é inúmeros agradecimentos à nossa ordem, como por exemplo, a ala Ordem DeMolay no Hospital do Câncer.
Apesar de contermos formas de identificação secretas, nossos propósitos estarão sempre à disposição de qualquer um. Buscamos nos diferenciar perante os demais, para que assim, quando atingirmos a maioridade, possamos ser grandes líderes com uma base repleta de princípios dignos que a ordem apenas nos proporcionara, mas que nós corremos atrás para usufruí-los.
"Sugiro a ideia de visar à ordem DeMolay como uma placa em meio a dois caminhos. Esta placa então aponta o caminho que você deve seguir, porém, a escolha ainda continuará sendo sua."
Rodolfo Noronha Perusso - membro do Capítulo Toledo nº 256 da Ordem DeMolay para o Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário