terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mesa Redonda III

Vamos por no ar o terceiro "Mesa Redonda" . Um espaço pra discutir abertamente todo e qualquer assunto... E dessa vez com a caixa de comentários aberta a qualquer um que queira deixar seu comentário, vamos fazer a discussão pegar fogo!


 Assunto da semana:

"RACISMO: CAMUFLADO NOS DIAS DE HOJE OU UM PROBLEMA DO PASSADO?"

Vivemos em uma sociedade livre, porém apenas em teoria. Mas será que o racismo ainda se mantém em pleno século 21? Em um país com tanta miscigenação, mistura de raças, cores, diversidades étnicas e culturais... Existe espaço pro racismo? E os jovens, será que submetem-se ao pensamento dos senhores de engenho do século XVII ou já se ligaram que diferença racial só existe na cabeça dos preconceituosos?

Deixe sua opinião nos comentários, não precisa nem de login, participe!
Obs: Procure não comentar em anônimo

3 comentários:

  1. Não acredito que aidna exista espaço pro racismo nos dias de hoje. Acho que a nova geração ja entendeu que a diferença é bem vinda. Porém não sou hipócrita: existem diferenças entre raças! E a raça negra leva vantagem nisso, tanto na questão física (força, velocidade, musculos) quanto na parte da saúde (são mais resistentes a doenças). Porém acaba por ai qualquer tipo de diferença... Sendo BEM franco, eu vejo o racismo como uma cicatriz: o corte já se fechou, mas deixou sua marca! E essas marcas estão presentes em frases como "a coisa ficou preta" ou "serviço de preto" sendo ditas por alguem que tem como melhor amigo um negro, ou no sistema de cotas raciais, ou ainda no "afro-decendente" politicamente correto... Sinceramente, eu sou branco, vc é preto; vc pesa 50kg e é mais forte que eu, mas e dai?! somos iguais.

    ResponderExcluir
  2. Mateus Jacobs
    Acredito que o racismo já tenha se reduzido muito, afinal grandes líderes já lutaram contra este problema, mas ainda existe. Mas creio que preconceitos contra homossexuais e nordestinos sejam bem maiores hoje em dia. Somos iguais e o respeito deve ser maior do que qualquer diferença.

    ResponderExcluir
  3. Rômulo Corrêa


    Na minha opinião o que ainda acaba gerando preconceitos (queira ou não) é alguns pensamentos por parte de nosso próprio governo federal, como cartilhas contra homofobia, racismo entre outras coisas, isso só faz estourar uma "bomba" racial, assim dizendo.
    Tudo bem que não poderíamos fazer uma comparação com os EUA, mas nosso próprio governo que se diz de país já desenvolvido, então que fizesse igual aos Estados Unidos, onde lá não existe lei contra racismo, mas sim, se a pessoa se sentir ofendida que a processe por calúnia e difamação, injúria, etc. Uma lei específica contra racismo seja por cor, credo, opção sexual, entre outros, acaba gerando ainda mais repúdio por parte de muita gente

    ResponderExcluir